terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A procura de um teto


Quando soube que iria morar fora, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi... Maravilha! Vamos comemorar. E fomos a um restaurante Argentino, claro. Mas este post  é sobre segunda coisa que veio a minha cabeça após a ressaca da comemoração: onde vamos morar?

Visitei vários sites que alugam apartamentos por temporada. Dependendo da quantidade de gente e do tempo que você vai passar em Buenos Aires, essa pode ser uma boa opção de hospedagem.  Eles fazem preço por dia, por semana e por mês. O http://www.4rentargentina.com foi um dos primeiros que vi. O http://www.bairesapartments.com também foi outro que pesquisei. Enfim, tem uma infinidade desses na net. Mas uma infinidade de reclamações de gente que já teve problemas também.  É bom ficar muito esperto.

Nas minhas infindáveis pesquisas acabei achando um site que não aparece nas “googadas”. É o Solo Dueño e o nome diz tudo, somente donos. Ali você negocia diretamente com o proprietário do imóvel, sem nenhum atravessador e, portanto, sem pagar qualquer comissão. Foi lá que achei um agradável apartamento em Belgrano, com vista linda e uma proprietária apaixonada por cachorros que aceitou meus dois dachshunds como inquilinos. O que nesses outros sites é uma tarefa quase impossível de conseguir.

A princípio pensamos em morar na Recoleta , mas acionamos uma rede de amigos que já moraram ou estão morando na Argentina e chegamos a conclusão que Belgrano seria melhor por ser mais residencial e menos turístico. Busquei o apartamento dentro da faixa de preço que poderíamos pagar, que fosse mobiliado, luminoso e espaçoso, pois temos certeza que vamos receber vários amigos ao longo da nossa estadia.



Restava saber se as fotos que eu vi pelo site condiziam com a realidade. Dica que eu recebi foi de não alugar apartamentos que não tivessem fotos da fachada porque tem muito prédio velho, caindo aos pedaços. Segunda dica importante que recebi foi de verificar se tinha caldeira individual porque quando os hermanos começam a sentir um leve frio, nós, brazileños já viramos picolé.  O aluguel é pago em dólares e em alguns casos incluem custo de água, luz, gás, internet , TV a cabo até faxina. Então, antes de fechar o contrato é preciso saber desses detalhes para avaliar custo/benefício. É importante saber quanto cobram pelas “expensas”, que é uma espécie de condomínio mensal. A taxa é em pesos.

Para fechar contrato é comum pedirem três meses de adiantamento de aluguel. É uma paulada, então, reserve o dinheiro. Mas o bom de negociar diretamente com o proprietário é poder pechinchar valores do aluguel, datas de pagamento que se adequem melhor às partes.     

Para a decisão final, pedi que uma amiga que mora em Buenos Aires fosse até o apartamento e verificasse “in loco” as condições do imóvel. Estava tudo exatamente como as fotos demonstradas. A proprietária se mostrou super simpática e uma pessoa de bem. Pronto! Demos nosso primeiro passo rumo a Buenos Aires. O que desejo agora é tão somente que possamos ser felizes lá.

3 comentários: