sábado, 5 de outubro de 2013

Para tomar um bom trago escondidinho

Floreria Atlantico: speakeasy no melhor
estilo novaiorquino
Buenos Aires, com suas construções centenárias e um certo clima noir nas ruas, é o cenário perfeito para uma moda muito nova-iorquina: os speakeasy, aqueles lugarzinhos escondidos, sem qualquer letreiro, que os “locais” sabem que existe e vão fazendo a propaganda boca-a-boca. Assim é o Floreria Atlantico, um bar que fica no subsolo de uma floricultura no centro da cidade, que vende além de flores, discos de vinil. 

Para acessá-lo é preciso entrar na floricultura e descer uma espécie de alçapão, como se você estivesse entrando num esconderijo de gangsteres, em plena lei seca. Dentro, a sensação é que estamos em um barco naufragado, úmido, com iluminação precária, mas que na verdade se trata de uma desconstrução muito bem estudada. Do lado de fora, com exceção de uma fila de espera, nada indica que ali está um dos melhores barmen de Buenos Aires, talvez o melhor, Renato Giovanoni, conhecido como Tato. O lugar está na quinta colocação do ranking gastronômico do Clarin.
Aniversário de Míriam em grande estilo 
Míriam e Tato, o mestre das misturas etílicas

E a oportunidade para conhecer o bar não podia ter sido melhor. Minha amiga brasiliense, Miriam Brunet, resolveu comemorar seu aniversário comigo, em Buenos Aires, e achei que um bom brinde poderia marcar a data com louvor. E se não fosse o santo forte que acompanhou Miriam durante toda sua visita, nossa aventura teria acabado na porta de entrada. Para conseguir uma mesa, a reserva teria que ter sido feita com pelo menos dois dias de antecedência.

Insistente que somos, resolvemos entrar e disputar um lugarzinho no balcão, repleto. Do nada, Miriam, que detalhe, não fala uma palavra em castellano, logo conseguiu ‘negociar’ com um frequentador, que amava o Brasil e já estava de saída, três lugarzinhos estratégicos, em frente ao caixa. De quebra, conseguimos ser atendidos, em português, pelo próprio Tato, que em consideração ao “cumple” de nossa visita, lhe fez um drink super diferente, com gin, pepino, pomelo, e que estava uma delícia. Nem tinha nome, fez ali na hora para ela.
Gin Principe de
los Aposteles

Vale dizer que o gin de lá é uma criação do próprio Tato, feito com erva mate, pomelo rosado e eucalipto – a mistura não poderia ser mais argentina. Eu experimentei um drink chamado Madame Ivonne, feito com champanhe Chandon Brut e mais algumas outras coisas que minha mente etílica não deixou registrar, mas que eu garanto: estava maravilhoso.

Blood Mary: detalhe do copo
O Blood Mary que Ricardo pediu veio temperadíssimo (drink para macho!) e foi servido em um vidro de geleia e com bombilla de mate – um charme. Pedimos mais um drink cada um e todos ótimos.

Para completar, de uma parrilla a lenha saem algumas delícias do fundo mar, como o polvo com limão e batatas que pedimos de entrada e um peixão assado que dividimos entre os três. Tem opção de carne também, lógico. O custo não pode se dizer que é uma pechincha – gastamos em torno de AR$ 150,00 por cabeça, tendo cada um tomado dois drinks e mais a comida, daria uns R$ 50,00 por pessoa, mais ou menos. Para brasileiro sai em conta e o benefício vale muito a pena.
Peixe na parrilla


O serviço é bom, os garçons atenciosos e simpáticos, mesmo com o bar lotado. E Miriam, com o sorriso brasileiro marca registrada, quis agradecer e perguntou o nome do rapaz que nos servia. Ele, respondeu de pronto: “yo, Martin”. E ela, emendou, “foi um prazer, Chômartin, obrigada!”. Ele deu a melhor risada da noite e nós todos também. Bom humor é um idioma universal e não tem preço!



Detalhe do drink criado para o niver de Miriam

11 comentários:

  1. Foi realmente ótimo e o "chomartin"... kkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!! O "chomartin" era um show de simpatia. E a matéria da Martha é um show de leitura viva, descontraída e que retratou bem os bons dias que passei na companhia dessa maravilhosa família! Gracias! E pode dizer, sou abençoada mesmo, inclusive, por ter bons amigos. Que o Santo Deus abençoe a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E faltou coisa par você conhecer, né??? Vai ter que voltar mesmo.

      Excluir
  3. Amiga linda! Amo seus posts criativíssimos e bem humorados, saudades desse casal cheio de energia e vitalidade! amuuu <3

    ResponderExcluir
  4. quero saber de bons pés sujos...nao tem nao ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim!!! Na verdade são os bodegões. Vou fazer um post sobre eles qualquer hora dessas.

      Excluir